2012/02/03

Setsubun (節分)


23日は節分の日です。"鬼は外!福は内!"

Boa sexta para vocês!!

Conversando ontem pelo Facebook com uma amiga virtual que mantenho a amizade desde 2003 (dos áureos tempos do Fotolog), a Juliana Takeuti, ela me disse que hoje, dia 03 de fevereiro, é feito o ritual  setsubun, o festival de jogar soja. Isso foi o bastante para aguçar minha curiosidade e sair pesquisando pelo Google sobre esse folclore japonês! Bom, pra falar a verdade, tenho uma atração por quase tudo que vem do outro lado do mundo, desde criança. Só realmente a culinária que não é meu ponto maior.. rsss.. Gosto muito do pessoal de olhinhos puxados, são guerreiros, inteligentes e trabalhadores! E o mais engraçado é que estou sempre envolvida com alguém do Oriente na minha vida.
Bom, voltando ao Setsubun, eis o que achei:


"Setsubun (Festival de jogar soja)



Por muitos séculos, os japoneses realizam rituais para afastar os maus espíritos. Na cultura oriental, a cerimônia do setsubun é realizada todos os anos seguindo o calendário chinês. Segundo a tradição japonesa, nos dias que antecedem o término e o início de uma nova estação, as pessoas fazem um ritual, uma limpeza espiritual, jogando grãos de soja (irimame) para afastar os maus espíritos e trazer fortuna para casa.



De acordo com a crença popular, acredita-se que na mudança das estações
 risshun (fevereiro), rikka (maio), risshuu (agosto) e ritto (novembro), os monstros e demônios costumam despertar. A soja é purificadora e que afasta o azar e traz fortuna para os lares. Esse ritual é chamado de Mame-maki (espalhar grãos), porém existem algumas variações, para a terminologia de acordo com cada região do Japão (em algumas regiões, joga-se amendoim, no lugar da soja).


Setsubun, literalmente significa "divisão de estações", dia 3 de fevereiro é véspera de Risshun (primeiro dia da primavera no calendário chinês).

Conhecido também como dia do mame-maki , literalmente jogar soja.

Nesse dia, nas casas em todo o Japão, as famílias estão "limpando" simbolicamente suas casas de espíritos do mal, e convidando a sorte boa a dentro da casa.

A soja é atirada ao canto da casa, mentalizando "Venha a fortuna boa, pra fora com os demônios!"

Os grandes templos convidam personalidades famosas, que se juntam aos monges, para executar publicamente esse ritual.


Terminado esse ritual de limpeza espiritual, come-se grãos de soja cozidos, 
um grão para cada ano de vida, com o intuito de se atrair saúde 
para todo ano! 

Come-se também um sushi especial, enrolado e grosso, tipo "Makizushi".
Esse sushi se chama Ehoomaki (恵方巻き)! Esse sushi não é cortado, pois os japoneses acreditam que se cortar, partem relações importantes, deixam ir embora a sorte.



"Oni wa soto, Fuku wa uchi!
"Oni go out! Blessings come in!"
"Para fora com demônios! Venha a felicidade!"



Nenhum comentário: